COMUNIDADES EM AÇÃO
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)







sábado, 12 de março de 2011

LANÇAMENTO CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Lançada Campanha da Fraternidade 2011; tema fala sobre a vida no planeta

Cláudia Trento
GAZETA DE LIMEIRA (11/03/2011)
A Campanha da Fraternidade 2011, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), foi lançada ontem em Limeira na Catedral de Nossa Senhora das Dores, e o tema desta edição é “Fraternidade e a vida no planeta”, cujo lema é “A criação geme em dores de parto”, (Rm 8,22). A ideia pode ser vista no cartaz da campanha, que mostra fábricas poluindo o ar e a água e em primeiro plano, o broto de uma planta demonstrando que para tudo existe solução, basta ter esperança e consciência de que é preciso cuidar do meio ambiente.

A solenidade de lançamento da campanha contou com a presença do bispo dom Vilson Dias de Oliveira, do vigário-geral Vladimir Hergert, do assessor diocesano de campanhas, Pedro Leandro Ricardo, além de autoridades de Limeira.
O objetivo da campanha neste ano é chamar a atenção da comunidade em relação à gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivá-la a participar de ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
De acordo com dom Vilson, não é a primeira vez que a Campanha da Fraternidade trata de temas ligados à preservação da vida e ecologia. O assunto já foi discutido em outras edições, como em 1979, com o lema “Preserve o que é de todos”; em 2002 quando a campanha refletiu a Amazônia e, em 2004, o assunto foi a água.
“A comunidade pode participar da campanha de forma a denunciar ações de poluição e melhorias de comportamento que possam ajudar na preservação do meio ambiente”, comentou dom Vilson.
Ele frisou como exemplo de conscientização, a separação do lixo orgânico do reciclável e pediu a todas as prefeituras para que incentivem no trabalho.
De acordo com o assessor diocesano, Pedro Leandro Ricardo, o texto-base, livro com mais de 100 páginas que mostra como a campanha será desenvolvida, é uma das peças principais para que famílias, crianças e toda a comunidade possam refletir sobre o assunto.
A Campanha da Fraternidade foi criada há 47 anos e já passou por três fases distintas, sendo a renovação da igreja e do cristão, enfrentamento dos dramas sociais e políticos e temas de reflexão relacionados às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro.

DIOCESE
Este ano, no dia 25 de junho, a Diocese de Limeira completa 35 anos. De acordo com o vigário-geral Vladimir Hergert, a diocese cresceu muito nos últimos anos e ganhou mais visibilidade, tendo um papel relevante na pastoral e nas atividades.
“Tivemos recentemente várias ordenações. Somente no ano passado, foram cinco novos padres e, para este ano, teremos mais 11 ordenados, o que facilitará nossa atividade e atingir todas as comunidades das 16 cidades pertencentes à diocese”, ressaltou.
Como forma de comemoração, uma romaria será realizada até Aparecida que, segundo o padre Vladimir, é um lugar marcante e de celebração.
SUJEIRA
No mesmo dia em que a Campanha da Fraternidade foi lançada falando sobre a preservação do meio ambiente, uma cena chocou motoristas que passavam pela estrada rural que leva até o Bairro dos Pereiras.
Cerca de 20 metros de extensão de lixo ocupavam parte da estrada. Lixo orgânico e até mesmo roupas, móveis e demais utensílios velhos foram descartados no local, onde o cheiro era insuportável.
Celso José Gonçalves, secretário municipal da Agricultura, explicou que a limpeza já foi feita nesses dias e continua, pois o volume de lixo no feriado foi grande. Ele frisou ainda que o problema também é a falta de respeito das pessoas, que despejam o lixo de forma inadequada, principalmente em dias de chuva. “Em vez de sair do carro para jogar o lixo na caçamba, a pessoa joga de qualquer forma e, por isso, fica na estrada”, explicou, em nota.
A Prefeitura
salientou que a estrada é limpa quatro vezes na semana e mesmo assim o volume de lixo é grande. A limpeza do local e de outros da área rural já está sendo executada pela pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário